O WordPress 5.2 foi lançado no último dia 07 de Maio. A versão foi batizada de “Jaco”, em homenagem ao baixista de jazz Jaco Pastorius.
A nova versão do WP traz recursos importantes para a correção de erros, de configuração e também uma nova página com informações de segurança.
WordPress 5.2
Confira no vídeo abaixo os principais detalhes da atualização de maio do WP:
Novos Recursos
Como comentei acima, o sistema ganhou uma nova página chamada “Diagnóstico”. Esta página está presente no menu Ferramentas.
A página em questão exibe informações relacionadas a segurança do site e mostra uma recomendação para deixar o sistema mais seguro.
Um exemplo de recomendação é um aviso administrador que o servidor está usando uma versão desatualizada do PHP. A página também mostra alertas sobre plugins desatualizados e extensões que possam ser necessárias para a melhoria e segurança do WordPress.
Erros do PHP
A atualização também trouxe outro avanço importante. Agora você pode resolver com mais facilidade erros de compatibilidade do sistema. A nova versão traz um tratamento melhor para a famosa tela branca do WordPress e uma maneira de entrar no modo de restauração, onde é possível pausar os temas e plugins que causam erros.
Compatibilidade
A partir de agora você só pode instalar plugins compatíveis com a versão do PHP do servidor. Caso um plugin precise de uma versão mais recente do PHP, não será possível ativar aquele plugin e será necessário atualizar o PHP.
Ainda sobre o PHP, agora a versão mínima suportada é a 5.6.20. Eu particularmente não recomendo mais o uso do PHP 5.6. Na atualização do meu Curso de WordPress eu já recomendo a versão 7.3 daquela linguagem, uma vez que o WP é totalmente compatível.
Para finalizar o assunto de PHP, a equipe de desenvolvedores não recomenda a atualização do WordPress 5.2 em servidores cuja versão do PHP é inferior a 5.6.20.
Outras Melhorias
O sistema também ganhou novos ícones. Outro ponto importante que merece ser citado foi a melhoria na performance do editor de posts, o Gutenberg. Segundos as informações, o editor ficou em torno de 35% mais rápido.
Conclusão
Como você percebeu, a versão 5.2 do WordPress trouxe diversas melhorias, especialmente na questão de segurança. Como sempre, eu recomendo que você faça um backup completo do seu site e depois a atualização para essa versão.
E se você quer deixar o seu WordPress ainda mais seguro, baixe agora o meu eBook com diversas dicas de segurança para o sistema e aplique ainda hoje. O eBook é grátis!
Já atualizou o WP para a versão 5.2? Gostou das melhorias? Deixei um comentário e a gente vai conversando.