O que é htaccess e como utiliza-lo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

O que é htaccess? Como utilizar esse arquivo? Certamente essas são as perguntas que você fez ao encontrar esse arquivo nos diretórios do seu plano de hospedagem. Neste artigo eu vou explicar o que é o arquivo htaccess e como utiliza-lo na configuração do seu servidor. Vamos aprender?

Arquivo .htaccess

O que é htaccess?

O htaccess é um arquivo de configuração do Servidor Web Apache. É utilizado para o controle de diversos parâmetros, entre eles restringir acessos, redirecionamentos, páginas de erro e URLs amigáveis. Também é muito utilizado para a proteção de arquivos e diretórios.

Se você já habilitou as URLs amigáveis no WordPress, certamente usou o arquivo htaccess, mesmo sem saber, afinal, é nele que o sistema gravou os parâmetros necessários para que as URLs funcionassem corretamente.

Quer criar um site para vender todos os dias?
Informe o seu melhor e-mail e comece receba os nossos conteúdos
Sitemap.xml

Como Funciona o htaccess

O arquivo funciona em servidores web ou planos de hospedagem mantidos com o servidor apache. Ao inserir um comando no htaccess, este irá ser válido também para todos os diretórios dentro daquele principal.

Exemplo: Pense que você tem um site no diretório site e dentro deste, vários subdiretórios, ao definir um htaccess no diretório site com um parâmetro que limite o tamanho máximo de um arquivo para upload, todos os subdiretórios do diretório site também terão essa limitação.

Exemplos de Uso do htaccess

Confira alguns exemplos de utilização do arquivo htaccess. Dica: Caso queira fazer teste no seu plano de hospedagem ou servidor, recomendo criar um subdomínio e usar apenas este para os testes, porque se você inserir qualquer informação incorreta no htaccess do seu site, o mesmo irá sair do ar, em alguns casos um simples espaço, em branco, já causa problemas.

Redirecionamentos

O exemplo abaixo redireciona o seu site para o google.com:

RedirectMatch ^/$ http://google.com

O exemplo abaixo redireciona o seu site de HTTP para HTTPS (SSL). Use apenas se você realmente tiver um SSL instalado:

RewriteEngine On 
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80 
RewriteRule ^(.*)$  [R,L]

O exemplo seguinte redireciona o seu domínio sem o WWW para o domínio com o WWW. Use apenas se você já tiver previamente configurado a entrada DNS do seu domínio para responder ao subdomínio WWW, do contrário você poderá tirar o site do ar e ou criar um redirecionamento em loop:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^seusite.com.br [NC]
RewriteRule ^(.*)$  [L,R=301]

Proteger Site com o .htaccess

O arquivo de configuração do Apache não serve apenas para redirecionamentos ou URLs amigáveis. Você pode fazer muito mais! E uma das coisas que mais gosto é a proteção do site, diretórios ou arquivos.

Para começar, você pode proteger o próprio arquivo de ser acessado publicamente com o seguinte código:

<files ~ "^.*\.([Hh][Tt][Aa])">
order allow,deny
deny from all
satisfy all
</files>

Se você usa o WordPress, basta inserir o código abaixo para proteger um dos arquivos mais importantes do sistema. O arquivo wp-config.php armazena diversas informações, entre elas senha do banco de dados e chaves de autenticação.

<files wp-config.php>
order allow,deny
deny from all
</files>

E seu recomendo que você não pare por aqui com a proteção do seu site WordPress. Existe diversos códigos que você pode usar no arquivo htaccess para deixar o WP seguro.

Eu eu tenho um eBook justamente sobre esse assunto, onde você tem acesso a dicas de segurança para o WordPress. Há vários exemplos com uso de códigos. Faça o download gratuito do eBook Dicas de Segurança para WordPress clicando nesse link.

Conclusão

O arquivo htaccess é uma excelente opção para quem tem uma hospedagem em servidor apache. Quando configurado corretamente o arquivo pode ajudar a otimizar o seu site, deixa-lo mais seguro, resolver problemas de páginas não encontradas e redirecionar URLs antigas para novas, entre inúmeros recursos. Em breve irei postar artigos abordando com mais detalhes algumas das funções do htaccess

Aprenda mais sobre Hospedagem

O arquivo .htaccess faz parte dos servidores e planos de hospedagem mantidos com o servidor Apache. Aprender a usar este arquivo é o mesmo que aprender HTML, CSS, PHP. É necessário estudo e prática. Neste artigo, abordei apenas o básico sobre o assunto. Para aprender mais sobre o gerenciamento de hospedagem, assista o Curso de Hospedagem e Domínio.

4 comentários em “O que é htaccess e como utiliza-lo”

Deixe um comentário

Já faz parte da nossa Lista VIP de Conteúdo?
Receba semanalmente as melhores dicas para deixar o seu site seguro, rápido e otimizado:

Seu E-mail não será compartilhado.

O seu site NÃO está seguro!

Receba AGORA um eBook com dicas para deixar o seu site MAIS SEGURO. É GRÁTIS!

Junte-se aos 389 assinantes que vão deixar seus sites seguros.

Seu e-mail não será compartilhado.