Você sabe o que é SEO? Eu não estou falando do significado da abreviação SEO, que significa Search Engine Optimization, mas sim o que é realmente e como fazer SEO no seu site. Continue lendo para aprender mais.
SEO
Como leu acima, a abreviação SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização Para Mecanismos de Busca.
Esse “SEO” é um conjunto de ações e técnicas que, quando aplicadas faz com que os mecanismos de busca (Leia-se Google) vejam as suas páginas com outros “olhos”.
Quais técnicas? Um bom título, uma boa descrição, e claro, um bom conteúdo e experiência. Daqui a pouco falo mais sobre isso.
Para você fazer a otimização do jeito no seu site é preciso entender como o Google funciona nos dias de hoje (Não como ele funcionava em 2001). Embora existam outros buscadores, o Google é o manda na brincadeira.
O foco do buscador é entregar o melhor resultado de busca para o seu usuário. Isso significa que, ao fazer uma busca, o Google quer colocar no primeiro resultado da página, aquele conteúdo (Artigo, vídeo, etc) mais incrível e maravilhoso que existe na Internet. Eles estão pensando na experiência do usuário. O objetivo é entregar o melhor conteúdo!
Antigamente o Google fazia isso basicamente contando quantas vezes a palavra chave do artigo se repetia na página e quantos links apontavam para ela. Era o famoso Page Rank.
Hoje em dia isso não tem a menor relevância. Isso aconteceu porque o Google lançou diversas atualizações no seu algoritmo. As mudanças foram necessárias para evitar manipulação.
Sim, muita gente usava técnicas erradas de SEO (Black Hat SEO) para enganar o buscador e subir nas posições dos resultados de busca.
Conforme as mudanças aconteciam (E acontecem), os domínios que usavam essas técnicas obscuras foram caindo de posição e quem fazia SEO de verdade, do jeito certo, foi ganhando posições.
E você entendeu corretamente: enganar o Google não é uma boa ideia. As suas páginas podem e serão penalizadas.
Experiência do Usuário e SEO
Agora você sabe a definição de SEO e como funciona o maior buscador do mundo. Vamos avançar mais e pensar na experiência do usuário.
Cenário perfeito:
- Um usuário faz uma busca no Google por algum termo do seu interesse.
- O Google exibe os 10 melhores resultados na página (Com exceção dos links patrocinados – Assunto para outro artigo).
- Ao ler o título, descrição e URL do primeiro resultado, o leitor fica confiante e clicar para acessar o conteúdo.
- O leitor consome aquele conteúdo e fica maravilhado! Era justamente aquilo que ele precisava.
Isso é SEO de verdade. É você otimizar a sua página para que ela apareça na melhor posição dos resultados. E entregar conteúdo de valor e relevante para o seu leitor.
Não adianta criar aquele título incrível com aquela descrição maravilhosa. O conteúdo também precisa ser incrível e maravilho. Se não for, o leitor vai simplesmente clicar em voltar, no buscador. Esse comportamento vai fazer a sua página perder diversas posições.
Pense por um momento: quantas vezes você chegou em uma página e saiu porque o conteúdo era diferente do esperado? A sua experiência foi boa? Acredito que não.
É essa experiencia ruim que você deve evitar para a sua audiência.
Ponto de Atenção
Muita gente aprende que SEO é otimizar uma página para mecanismos de busca. E não é isso? Sim! O problema é que essas pessoas começam a criar títulos, descrição e conteúdo pensando no buscador e não em pessoas.
Você deve sim pensar em SEO e otimizar seu conteúdo. E essa otimização precisa ser natural.
Você não deve criar um artigo de 2 mil palavras sem qualquer qualidade só para “ter mais conteúdo”. Também não deve repetir a palavra-chave do artigo 200 vezes na mesma frases ou artigo. Isso não é natural.
Os robôs dos mecanismos de busca vão detectar essas práticas e o seu site será punido.
Conclusão
O SEO vai além da otimização do conteúdo. Como falei acima, é a experiência do seu leitor. Isso significa que, tudo conta! Tudo! O design do seu site, a velocidade de carregamento, a forma que o conteúdo é apresentado na página, a formatação. E claro: a qualidade!
É aquela experiência que vai fazer a pessoa continuar consumindo o seu conteúdo ou clicar em voltar e procurar outro site.
Espero que esse artigo tenha cumprido o seu propósito: Fazer você entender o que realmente é SEO.
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