O que é SEO

Você sabe o que é SEO? Eu não estou falando do significado da abreviação SEO, que significa Search Engine Optimization, mas sim o que é realmente e como fazer SEO no seu site. Continue lendo para aprender mais.

SEO

O que é SEO?

Como leu acima, a abreviação SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização Para Mecanismos de Busca.

Esse “SEO” é um conjunto de ações e técnicas que, quando aplicadas faz com que os mecanismos de busca (Leia-se Google) vejam as suas páginas com outros “olhos”.

Quais técnicas? Um bom título, uma boa descrição, e claro, um bom conteúdo e experiência. Daqui a pouco falo mais sobre isso.

Google

Para você fazer a otimização do jeito no seu site é preciso entender como o Google funciona nos dias de hoje (Não como ele funcionava em 2001). Embora existam outros buscadores, o Google é o manda na brincadeira.

O foco do buscador é entregar o melhor resultado de busca para o seu usuário. Isso significa que, ao fazer uma busca, o Google quer colocar no primeiro resultado da página, aquele conteúdo (Artigo, vídeo, etc) mais incrível e maravilhoso que existe na Internet. Eles estão pensando na experiência do usuário. O objetivo é entregar o melhor conteúdo!

Antigamente o Google fazia isso basicamente contando quantas vezes a palavra chave do artigo se repetia na página e quantos links apontavam para ela. Era o famoso Page Rank.

Hoje em dia isso não tem a menor relevância. Isso aconteceu porque o Google lançou diversas atualizações no seu algoritmo. As mudanças foram necessárias para evitar manipulação.

Sim, muita gente usava técnicas erradas de SEO (Black Hat SEO) para enganar o buscador e subir nas posições dos resultados de busca.

Conforme as mudanças aconteciam (E acontecem), os domínios que usavam essas técnicas obscuras foram caindo de posição e quem fazia SEO de verdade, do jeito certo, foi ganhando posições.

E você entendeu corretamente: enganar o Google não é uma boa ideia. As suas páginas podem e serão penalizadas.

Experiência do Usuário e SEO

Agora você sabe a definição de SEO e como funciona o maior buscador do mundo. Vamos avançar mais e pensar na experiência do usuário.

Cenário perfeito: 

  1. Um usuário faz uma busca no Google por algum termo do seu interesse.
  2. O Google exibe os 10 melhores resultados na página (Com exceção dos links patrocinados – Assunto para outro artigo).
  3. Ao ler o título, descrição e URL do primeiro resultado, o leitor fica confiante e clicar para acessar o conteúdo.
  4. O leitor consome aquele conteúdo e fica maravilhado! Era justamente aquilo que ele precisava.

Isso é SEO de verdade. É você otimizar a sua página para que ela apareça na melhor posição dos resultados. E entregar conteúdo de valor e relevante para o seu leitor.

Não adianta criar aquele título incrível com aquela descrição maravilhosa. O conteúdo também precisa ser incrível e maravilho. Se não for, o leitor vai simplesmente clicar em voltar, no buscador. Esse comportamento vai fazer a sua página perder diversas posições.

Pense por um momento: quantas vezes você chegou em uma página e saiu porque o conteúdo era diferente do esperado? A sua experiência foi boa? Acredito que não.

É essa experiencia ruim que você deve evitar para a sua audiência.

Ponto de Atenção

Muita gente aprende que SEO é otimizar uma página para mecanismos de busca. E não é isso? Sim! O problema é que essas pessoas começam a criar títulos, descrição e conteúdo pensando no buscador e não em pessoas.

Você deve sim pensar em SEO e otimizar seu conteúdo. E essa otimização precisa ser natural.

Você não deve criar um artigo de 2 mil palavras sem qualquer qualidade só para “ter mais conteúdo”. Também não deve repetir a palavra-chave do artigo 200 vezes na mesma frases ou artigo. Isso não é natural.

Os robôs dos mecanismos de busca vão detectar essas práticas e o seu site será punido.

Conclusão

O SEO vai além da otimização do conteúdo. Como falei acima, é a experiência do seu leitor. Isso significa que, tudo conta! Tudo! O design do seu site, a velocidade de carregamento, a forma que o conteúdo é apresentado na página, a formatação. E claro: a qualidade!

É aquela experiência que vai fazer a pessoa continuar consumindo o seu conteúdo ou clicar em voltar e procurar outro site.

Espero que esse artigo tenha cumprido o seu propósito: Fazer você entender o que realmente é SEO.

Confira outros artigos sobre otimização e SEO aqui no site.

Quer acrescentar algo? Deixei um comentário e vamos conversar.

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