Cadastrar Site no Google: Guia Definitivo para Cadastro no Search Console

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

A tarefa de cadastrar site no Google pode ser confusa para quem está começando. Neste artigo você vai aprender todo o necessário para colocar o seu site no Google. Você vai ver como enviar o site usando o Search Console. Vamos aprender?

Vídeo: Cadastrar Site no Google

Assista o tutorial para aprender a fazer o cadastro.

Cadastrar Site no Google: Introdução

Cadastrar um site no Google é basicamente dar permissão ao buscador para incluir as páginas (Posts, Categorias, Tags, etc) juntos aos resultados de busca. Para inserir o site no buscador você deve enviar um arquivo chamado sitemap.xml. O sistema do Google irá processar aquele arquivo e começará a inserir as páginas conforme a relevância do conteúdo. Quando mais relevante a sua página for para uma determinada palavra chave, melhor será a posição nos resultados.

Requisitos

Para enviar o seu site para o buscador é necessário alguns requisitos essenciais. Veja a seguir:

  • Site Otimizado*: Antes de inserir o site no Google é importante se certificar de que todas as páginas estão otimizadas. É importante ter um ótimo conteúdo, títulos bem definidos, descrições corretas, etc. Certifique-se também que todos os links do site funcionando corretamente. *Mesmo que o site não esteja otimizado é possível fazer o envio, porém, as páginas podem ter um péssimo desempenho.
  • Cadastro no Search Console: Anteriormente chamado de Google Webmasters, o Search Console é uma ferramenta do Google para você monitorar o site. O serviço permite o monitoramento de erros de rastreamento, páginas não encontrada, cliques, páginas indexadas, problemas de segurança, etc. Vamos usar aquele serviço para o envio do arquivo sitemap.xml.
  • Sitemap.xml: Este arquivo será o mapa das páginas do seu site. Todas as páginas que você quer que o Google indexe nos resultados devem estar no arquivo. O sitemap.xml deve ser enviado ao Google usando o Search Console. Se você trabalha com algum CMS (WordPress, Joomla, Magento, Drupal, etc) irá encontrar facilmente plugins que criam automaticamente o arquivo com as páginas do site. Para o WordPress, o plugin Yoast SEO faz esse processo. Temos um vídeo com o passo a passo para criar um sitemap no WordPress. Confira!

Conclusão

Como você viu no vídeo, cadastrar o site no buscador é um processo simples. Depois de fazer o cadastro basta aguardar que o Google indexe todas as páginas do seu site. Isso pode levar semanas, dependendo do número de páginas.

É importante ter em mente que não é “só enviar o site para o Google”, é necessário monitorar os resultados, as visitas e continuar otimizando todas as páginas do seu site, para obter cada vez mais os melhores resultados.

E você já enviou o seu site para o Google? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentários e vamos conversar!

2 comentários em “Cadastrar Site no Google: Guia Definitivo para Cadastro no Search Console”

  1. Olá Rick, muito boa suas aulas, estou com uma duvida!
    O sitemap que criei ficou assim:

    Este arquivo XML Sitemap Index contém 3 sitemaps.

    Sera que esta certo?

    Obrigado.

    • Ari, tudo bom?

      Está correto sim. Cada Sitemap possui links específicos.

      Um XML são apenas para as páginas, outro para os posts e outro para imagens.

      Dependendo da configuração do seu site, pode ser gerado XMLs para categorias e tags.

      Abraço e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu site NÃO está seguro!

Receba AGORA um eBook com dicas para deixar o seu site MAIS SEGURO. É GRÁTIS!

Junte-se aos 376 assinantes que vão deixar seus sites seguros.

Seu e-mail não será compartilhado. 

Já faz parte da nossa Lista VIP de Conteúdo?
Receba semanalmente as melhores dicas para deixar o seu site seguro, rápido e otimizado:

Seu E-mail não será compartilhado.