WordPress 5.3

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

No último dia 12 de Novembro foi lançado o WordPress 5.3. A nova versão do CMS trás muitas novidades, entre elas, novos traços no design, melhorias no editor de blocos, um novo tema, e mais. Tudo isso você confere a partir de agora.

Vídeo: Conheça o WordPress 5.3

No vídeo abaixo você confere todas as novidades do CMS. Veja como atualizar corretamente o sistema e conheça os novos recursos e atualizações da plataforma.

Editor de Blocos

A versão batizada de “Kirk” em homenagem ao multi-instrumentista de jazz Rahsaan Roland Kirk, apresenta várias melhorias no editor de blocos. De acordo com a equipe de desenvolvedores do WP, mais de 150 melhorias foram realizadas.

Um destaque importante está nas melhorias visando a acessibilidade. Aquelas mudanças incluem a integração de estilos do editor de bloco na interface administrativa. Esses estilos aprimorados corrigem muitos problemas de acessibilidade: contraste de cores nos campos e botões do formulário, consistência entre as interfaces do editor e do administrador, nova barra de avisos, padronização para o esquema de cores padrão do WordPress e a introdução do Motion para tornar a interação com seus blocos mais rápida e natural. 

eBook Dicas de Segurança Para o WordPress
Baixe AGORA e comece a deixar o seu site mais seguro:

Tema Twenty Twenty

Tema Twenty Twenty do WordPress 5.3

A versão 5.3 do sistema também ganhou um novo tema. O Twenty Twenty é totalmente compatível com o editor de blocos. Entre todos os temas que veem com o CMS, este sem dúvida é um dos melhores, embora ainda seja limitado, assim como qualquer tema básico.

Segurança e Dev

A última versão do WP trouxe novidades para os desenvolvedores.

A versão 5.3 é compatível com o PHP 7.4. Na atualização, alguns recursos obsoletos foram removidos para garantir a compatibilidade.

Outro detalhe são as melhorias nos componentes de hora e data do sistema.

Outras Mudanças

Para finalizar, o WordPress 5.3 trás outras novidades que não podem deixar de serem citadas. Confira:

  • Rotação automática das imagens: Após o upload no sistema, as  imagens serão rotacionadas corretamente após o envio, de acordo com os dados de orientação incorporados.
  • Diagnóstico do site: O status da “saúde” do site perdeu as informações em porcentagem. Agora são exibidas em frases, como “Bom” e “Ruim”.
  • Verificação de e-mail do administrador: Uma pratica ruim de quem trabalha com o WordPress é informar um e-mail que não existe e depois não conseguir recuperar a senha. Este recurso promete ajudar quem costuma fazer isso. Periodicamente o sistema pedirá a confirmação do endereço de e-mail dos administradores. Além disso, a função para a troca do endereço de e-mail, que já estava disponível em versões anteriores, foi mantida.

Conclusão

Como você viu o WordPress trouxe várias novidades e correções. Eu particularmente não gostei dos novos estilos para os botões. Achei muito feio (Sorry). Em contra partida, entendo perfeitamente os motivos do novo estilo: Acessibilidade. E aplaudo a equipe por essa mudança. Entretanto, acredito que uma alternativa seria criar um novo estilo no perfil do usuário, onde pudesse ser ativado tal recurso para quem precisa. Talvez faça essa sugestão a equipe após mais testes com o sistema.

Curso de WordPress

Agora que você já conhece todas as novidades da última atualização do sistema, confira o meu Curso WordPress Essencial. São dezenas de aulas para você aprender tudo sobre o CMS.

Deixe um comentário

Já faz parte da nossa Lista VIP de Conteúdo?
Receba semanalmente as melhores dicas para deixar o seu site seguro, rápido e otimizado:

Seu E-mail não será compartilhado.

O seu site NÃO está seguro!

Receba AGORA um eBook com dicas para deixar o seu site MAIS SEGURO. É GRÁTIS!

Junte-se aos 389 assinantes que vão deixar seus sites seguros.

Seu e-mail não será compartilhado.