Transferir o domínio ou mudar os DNSs pode ser uma dúvida complicada para os novatos em domínios. Neste post você vai entender melhor como cada uma dessas opções pode afetar o seu domínio.
No vídeo abaixo você já pode aprender quais as diferenças entre a transferência e a mudança dos DNSs:
Transferir o Domínio
Essa opção deve ser usada quando você quer trocar o administrador do seu domínio. Em outras palavras, o provedor que fará a cobrança das renovações do registro do domínio. É importante ressaltar que, o novo provedor poderá cobrar o valor de uma renovação, em caso de domínio internacional. A transferência não é feita na hora, leva em média 7 dias corridos, após aprovada pelo titular do domínio.
Mudar os DNSs
Nesta opção, você mantém o mesmo provedor que administra o seu domínio. A única alteração aqui é no apontamento dos DNSs para um novo servidor (Não confundir com provedor). Quando você muda os DNSs o seu domínio passa a responder por outro plano de hospedagem, do provedor desses DNSs. A administração do domínio não é transferida. Pode levar até 72h para o domínio responder junto aos novos DNSs. Este processo é chamado de propagação.
>> Leia também: O que é Propagação de DNS.
O prazo de propagação da mudança dos DNSs é o mesmo, independe do domínio ser administrado por um provedor ou direto pelo REGISTRO.BR.