O WordPress é Seguro?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Você já se perguntou se o WordPress é seguro? Será que você pode confiar no CMS e criar um site? E as falhas de segurança, elas existem e podem ser contornadas? Se você nunca fez essas perguntas, está da hora de começar, e de ter as respostas.

Vídeo

Introdução

O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais usado no mundo. 1 a cada 3 sites é mantido pelo sistema. Sendo o CMS mais usado, você pode imaginar a qualidade do sistema. Mas também é preciso ver o outro lado. O WP também é um alvo para ataques.

WordPress Seguro

É importante você saber que, quando nos questionamos se o WordPress é seguro, estamos falando de dois tipos de “segurança”: Humana e Técnica. Entenda:

Humana: Para mim esse é o maior problema de segurança do CMS e da maioria dos sistemas. Muitos problemas são gerados devido a falha no uso do software, ou até mesmo falta de conhecimento.

É comum vermos os usuários realizarem a instalação do sistema e depois abandona-la. Não faz sentido usar um CMS profissional e não atualiza-lo. Não tomar o mínimo de cuidado ao criar um usuário e escolher uma senha.

Esse comportamento contribui e muito para a segurança do WordPress.

Técnica: Por outro lado, existem sim as falhas técnicas, como em qualquer sistema. Por exemplo: Mesmo você usando a última versão do gerenciador, esta possui uma falha segurança que ainda não foi corrigida. A falha é descoberta por algum hacker e o seu site vira um alvo em potencial.

É importante ressaltar que, só porque existe uma falha de segurança, não quer dizer que você deva ficar esperando o site ser invadido. Estudar e entender como os principais ataques são feitos podem evitar a maioria dos casos de invasão.

Principais Problemas de Segurança

Antes de continuamos, você precisa saber que não dá para aprender a proteger o sistema lendo um único artigo ou assistindo um vídeo. 

Por mais que eu tenha me esforçado para escrever este artigo (e todos os outros do site), não tem como cobrir todos os pontos. Daria para criar um curso só falando sobre questões de segurança do WordPress. Eu realmente fiz esse curso.

Agora que você sabe que o assunto é bem mais amplo do que pensava, confira a seguir os principais problemas de segurança do WordPress e as soluções:

Como Manter o WordPress Seguro

O WordPress é Seguro?

Agora que você conhece um pouco sobre a segurança do sistema e os principais problemas, já pode saber a resposta. O WordPress é seguro, mas como qualquer software, precisa de cuidados do seu usuário. Ter um conhecimento básico sobre segurança e sobre o CMS é indispensável. Lembre-se dos pontos sobre o seu comportamento junto ao WordPress.

Deixe um comentário

Já faz parte da nossa Lista VIP de Conteúdo?
Receba semanalmente as melhores dicas para
deixar o seu site seguro, rápido e otimizado:

Seu E-mail não será compartilhado.

O seu site NÃO está seguro!

Receba AGORA um eBook com dicas para deixar o seu site MAIS SEGURO. É GRÁTIS!

Junte-se aos 1.304 assinantes que vão deixar seus sites seguros.

Seu e-mail não será compartilhado.